domingo, 10 de junho de 2007

"Os olhos ela puxou à mãe", minha família me dizia. "Essa cor mel, meio verde quando fica brava ou apaixonada, é bem a mãe dela". "Não esqueçam do cabelo também. Essa escuridão. Antes da mãe dela pintar de vermelho era assim: escuro como breu!", a tia-avó mais velha insistia. "E o narizinho arrebitado!!! Na tua idade, tua mãe foi Miss! Miss! Botava qualquer uma no chinelo, só com aqueles olhos mel, aquele cabelo escuro e ondulado e o narizinho. Todos como os teus". "Olhos cor de lodo", eu corrigia mentalmente. "Mas não vamos esquecer da boca do pai. Essa lindeza de sorriso. Se não fosse por ele, ela não tinha essa boca, meu Deus!" E eu sorria amarelo, com a vontade de não-sorrir. "Mas as covinhas são da mãe. União perfeita!" Meu avô olhava de longe. Não se metia na descrição da neta. Não se metia na indiscrição das irmãs. "A cor da pele! Esse moreno que ninguém sabe de que parte da família veio. Só ela e a mãe têm. O irmão nem tanto e a outra é mais branquinha".

Meu avô levantou do canto onde estava, passou a mão nos meus cabelos e sussurou no meu ouvido: "Só não casa, morena. Não casa que homem só dá problema!"

5 comentários:

Anônimo disse...

Engraçado, eu fico imaginando facilmente tudo que se passa nesse texto...filha, pais e avós...o avô sentando em uma daquelas cadeiras de balanço...a casa de construção antiga, onde se utilizavam muita alvenaria...ótimas casas...em fim, a imaginação vai longe! ahahaha, por isso que eu morro de medo de ver um filme de algum livro que eu li. Eles acabam por completo com a sua imaginação.

Hires, ótimo texto!!!! Gostei muito!

Abraços!

Daniela Andrade disse...

e pelo jeito você não ouviu nada que teu vô dizia, né?

=***

Unknown disse...

Homem não dá problema...

É que nem a maior parte dos problemas que as mulheres têm com os carros: falta de combustível.

Enche o caboco de cerveja que ele fica dez...

rs.

hires héglan disse...

hahahahaha

obviamente não ouvi o conselho do vô... vou casar em dezembro com uma criatura que ele próprio ADORA chamar de neto, hehehe

thanks a todos

Daniela Andrade disse...

ui, se o vovô aprova o quengo, tá tudo uma maraveeeeeeelha

e eu vou no seu casório! \o/

=*